Semla - delícia sueca.

Vitrine de uma "tea room" de Estocolmo
Olha, tem uma coisa que é engraçada... dificilmente eu sinto vontade de comer algo do Brasil. Eu acabo cozinhando com as coisas básicas, que tem em todo lugar: batatas, arroz, macarrão, frango, carne bovina... uma saladinha de alface, pepino, tomate... Mesmo que a qualidade seja diferente, o sabor acaba sendo muito parecido. Por exemplo, aqui na Suécia eu só encontro pepino japonês. Na Bélgica também era assim. Aquele outro, mais comunzinho nosso, do Brasil, eu nunca vi por aqui.

Mas tem coisas que eu sinto falta: uma delas é o mamão papaya, sagrado de toda manhã brasileira. A metadinha dele, assim, com um pouquinho de leite em pó e uma colher de granola... hum... Que delícia! A outra coisa é, na verdade, uma categoria inteira, e não algo em particular: são os salgadinhos! Quando a gente tá na rua e bate aquela fominha das 15:30, 16:00, sabe? E você entra no barzinho da Maria (no caso dos conchenses, no da Maria do Carmo) e pede aquele kibe, ou uma esfiha de escarola, um pão de queijo... Uma coxinha, um pastel de pizza (pastel de pizza, como o brasileiro é criativo!!) Ai, já estou babando no teclado...


Bem, na Europa é um pouquinho diferente. A princípio, você NÃO VAI encontrar salgadinhos. Conforme-se! A não ser que você encomende de alguma brasileira que os venda. Mas aí vai ser para comer em casa ou no hotel, e não na rua, exatamente na hora que a fome bate! Em vez dos barzinhos com a estufa lotada de salgadinhos, você encontrará “Tea Rooms” (casas de chá) ou “Cafes”. Neles, como o nome mesmo já diz, você poderá tomar um chá ou um café – e tem MUITOS tipos diferentes, tanto de um como de outro! – e comer doces. Salgados são exceções.

Mas aqui na Suécia tem algo especial. Em todos os cafés você verá algo parecido com um sonho de padaria. São as “SEMLAS”. Bombas (e bota bomba nisso) de massa, recheadas com chantilly e pasta de amêndoas, essas delícias são amadas por quase todos os suecos! Tanto que lhes dedicaram um dia. Chamam-lhe de “FETTISDAGEN” ou “terça-feira gorda” (pode?). Neste ano de 2011, o tal dia caiu em 08 de março e todos foram incentivados a entrar num café e mandar ver uma, duas, três... dizem que até quatro semlas...

 
Se você estiver em Estocolmo, mesmo que não seja a tal "Terça-feira gorda", permita-se - se lhe for permitido - fazer o seu "dia gordo" e experimentar essa coisinha fofa!

Um comentário:

Obrigada por comentar!