HORA DE LAVAR A ROUPA SUJA!

Hoje eu vou contar pra vocês como é que se lavam roupas na Suécia. É um sistema muito moderno – como tudo por aqui! – e organizado – idem.

Como neste país incentiva-se o uso de transporte coletivo e não privado, os prédios não têm garagem. Assim, os subsolos são usados para abrigar as lavanderias coletivas e os estoques – espaços de cerca de 12 metros quadrados fechados com cerca, um por apartamento.

Se você quer usar a lavanderia, antes de mais nada é preciso agendar um horário. Usando sua chave eletrônica, que dá acesso às áreas comuns do prédio, você vai até o subsolo e usa o sistema eletrônico de agendamento. Lá você escolhe o dia da semana e a hora que quer usar a lavanderia.




No tal dia e hora marcados – geralmente está livre durante a semana e cheio nos finais-de-semana – você volta à lavanderia com sua sacolinha de roupas sujas e seu sabão em pó e amaciante. Enche a máquina e programa a lavagem desejada. O painel eletrônico vai mostrar em quanto tempo você deve voltar para colocar suas roupas na secadoura.



Esta lavagem leva 16 minutos para ficar pronta

Esta lavagem estará pronta em 33 minutos


Quando chega a hora de secar, há duas opções: a secadoura de tambor, tradicional, e a de varal, em que você pendura as roupas dentro de um quartinho e jatos de ar na temperatura que você escolher vão circular no ambiente. Esta máquina é brilhante, pois as roupas saem de lá como se estivessem sido passadas! Maravilhoso!!


Secadoura de varal

Agora, o que eu fiquei pensando é: como é que num prédio de 10 andares, em que moram pessoas de todas as idades e níveis educacionais, é possível usar um sistema totalmente eletrônico, em que você precisa usar chave eletrônica, apertar botões e ver indicações num painel digital? Tem tanta gente que conheço, nova e velha, que mal consegue usar o controle remoto da TV!!! Intrigante... Eu tenho a resposta para este questionamento!!!

Mas só conto no próximo post!

:)

Você tem direito a usar duas lavadouras e duas secadouras - uma de tambor e outra de varal - na sua hora agendada. Se precisar lavar algo a mão, pode usar o tanque.

Estas engenhocas utilizam cilindros para deixar seus panos de pratos com aparência de que foram passados a ferro. O carrinho tem o tamanho e a altura ideal para facilitar o transporte das roupas de uma máquina a outra

7 comentários:

  1. Pri, o "pior" é que essa modernidade já é comum desde muito tempo. Claro que qdo morei em 1980 não tinha tanta tecnologia (século passado, neh?! kk). O agendamento era manual, através de uma tabela, mas as máquinas de lavar já eram sofisticadíssimas. A secadora de varal, era primitiva: um quartinho onde pendurava as roupas e jatos de ar quente saiam por todos os lados. Além das máquinas que lavavam e secavam as roupas na sequência. Td muito prático!!!!
    bjs
    Rita Luvisotto

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rita, e mesmo sendo "no século passado", já era uma coisa absuuuuuuuuuuurda de moderna, né?? Os suecos convivem com essa tecnologia de uma maneira muito íntima... O que vejo de velhinho ouvindo IPod... rsrs... é até engraçado!
    Beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Rita Luvisotto31 março, 2011

    Acho que consegui!!! rs

    ResponderExcluir
  4. Que legal poder ter no seu prédio algo tão útil! É a mentalidade do coletivo, coisa que lamento muito não termos aqui no Brasil....o pensar no coletivo!
    É uma pena, pois num país com o pontecial que tem o Brasil, nós seríamos os primeiros do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Rita!! Que sera que tava errado???
    Ca, concordo com tudinho o que vc disse! Nosso pais tem potencial para muita coisa, mas tudo isso eh desperdicado... Tem paises que fazem com tao pouco... E nos... bem...

    ResponderExcluir
  6. Consegui entrar Pri! Desciulpa minha demora! maaassa a lavanmderia coletiva hein... ainda ela ser uma "garagem"!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que veio, Marmelo querido!
    Vc viu que massa? Aqui é tudo no coletivo...
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!