Greta Garbo e Estocolmo - morte.


No domingo de Páscoa de 1990, Greta Garbo falece em Nova Iorque. Suas cinzas foram depois trazidas para o cemitério de Skogskyrkogården, em Estocolmo, que visitei hoje.

É óbvio que a atração principal do cemitério é o túmulo da estrela, mas foi a arquitetura planejada por Sigurd Lewerentz e Gunnar Asplund (agora lá enterrado) que rendeu ao local o tombamento como Patrimônio Histórico da Humanidade.


Placa na entrada principal do cemitério. "O Skogskyrkogården foi inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco dentro do marco da Convenção sob a proteção de Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Estar inscrito na lista confirma o valor universal excepcional de um lugar natural ou cultural que merece ser protegido para o benefício de toda a humanidade."

A saber: o cemitério é enoooooorme. Pegue um mapa na entrada ou se não encontrar um, como no meu caso, marque bem o caminho. Ou então, como também ocorreu no meu caso, pergunte informação a alguém que tem o mapa e descubra que ela é também uma brasileira. Depois é só caminhar junto com sua nova amiga! :-)


Veja agora algumas fotos do local!




Esses preferiram deitar à sombra...

Gavetas para cinzas



Fechadura da porta da capela
E aqui, no quarteirão 12, a grande atração do cemitério:





Agora, só pra descontrair, observem a foto abaixo... Quanta diferença das macumbas do 3° mundo, hein?

Rs... deve ter sido um bando de adolescentes que na noite anterior tomou alguns goles...

2 comentários:

Obrigada por comentar!